Olá JC 24 horas.
Um dia abençoado para todos os leitores do portal. De já queremos agradecer pelo espaço, eu Sgt Mauriz e Cb Carvalho tivemos a imensa satisfação de ser convidados pela Major Sheila, diretora do centro de equoterapia de Teresina para participar de um curso na "ANDE BRASIL, associação brasileira de equoterapia". Queremos agradecer também ao comandante do 3° BPM de Floriano, o Ten Cel Gilson, a subcomandante, Major Leucijane, ao comandante da cavalaria, Cap Cardoso, Tenente Hélio e a todos que direta ou indiretamente contribuíram para que tivéssemos êxito nessa empreitada.
Iniciamos nossa jornada no dia 28 de julho a 10 de agosto, onde tivemos instruções desde a atuação do auxiliar guia na equoterapia, conhecimentos teóricos e práticos da atuação do educador físico, do fisioterapeuta, do psicólogo, do pedagogo, do fonoaudiólogo, todos voltados para a equoterapia. Os procedimentos de segurança na equoterapia tiveram bastante destaque, visto que o cavalo embora bem adestrado pode se assustar e causar uma queda no praticamente.
Hipoterapia e equoterapia são métodos terapêuticos e educacionais que utilizam os movimentos do cavalo para promover o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência ou necessidades especiais, a equoterapia trás melhoras significativas para o praticamente, principalmente promovendo a sensação de bem estar, o relaxamento, melhoras no desenvolvimento da coordenação motora, no equilíbrio, no controle da ansiedade, aumentando a autoestima e a auto confiança, estimulando a sensibilidade visual, o tato e auditiva. A ANDE BRASIL, associação brasileira de equoterapia é a mais renomada escola de equitação para equoterapia do país, esse curso contou com a participação de pessoas de 12 estados da federação e de todas as regiões, o Piauí foi o estado que mais enviou pessoas para o curso, 04 no total, sendo todos da Polícia militar. No total éramos 10 miliares e 24 civis.