O repórter Temístocles Filho levou dois amigos, o tenente Bispo, militar da reserva, e Antonio Sobrinho, conhecido como "Tuíta", a uma verdadeira viagem no tempo. Em uma breve entrevista, eles relembraram com nostalgia a trajetória da Associação dos Policiais da Banda de Música (Aspobam), que marcou época entre os militares.
“A Aspobam, assim que nós começamos, era muito boa, bem divertida. Depois veio a determinação do governo que não podia mais descontar a mensalidade no contracheque, aí começou a arruinar, aí e teve que acabar com a associação”, lembrou o tenente Bispo.
Capitão Filho - primeiro presidente da Aspobam
Criada no início da década de 1990, a Aspobam nasceu da iniciativa do então capitão João Rodrigues Filho, do tenente Bispo e de outros policiais. Com um caráter sócio-recreativo e beneficente, a associação ajudava seus membros de diversas formas. Um dos projetos mais marcantes era um consórcio interno, pelo qual móveis e eletrodomésticos eram adquiridos e sorteados entre os sócios, que pagavam as parcelas com desconto em folha.
“Naquela época era muito bom, eu tenho muita lembrança da Aspobam”, recordou Tuíta, que foi um dos principais colaboradores da entidade, ao lado dos dois primeiros presidentes, capitão Filho e tenente Bispo.
Olhando para trás, os entrevistados relembraram com carinho os momentos vividos na Aspobam, que, enquanto existiu, fez a diferença na vida de muitos policiais da Banda de Música.
Da redação