vlcsnap 2024 11 12 15h55m13s026

Em uma parada estratégica no percurso de Floriano a Teresina, nossa reportagem encontrou casualmente com Joel Rodrigues, ex-prefeito de Floriano e atual presidente do partido Progressistas.

WhatsApp Image 2024 11 12 at 16.03.52Sales (proprietário da lanchonete) e Joel Rodrigues (Pres. Estadual do Progressistas)

O encontro ocorreu na tradicional Lanchonete do Sales, em Água Branca, ponto conhecido por receber viajantes rumo à capital há 46 anos. A conversa, conduzida pelo repórter Temístocles Filho, abordou temas políticos de grande relevância para o cenário piauiense: as eleições em Teresina e Floriano, e os planos do Progressistas para 2026.

Eleição Municipal em Teresina

Joel Rodrigues refletiu sobre a eleição em Teresina, comentando os desafios enfrentados pelo candidato Silvio Mendes. Segundo ele, a disputa foi marcada pela resistência dos “dois palácios”, o municipal e o estadual, que apoiavam candidatos adversários. “Mas Silvio tem um legado, uma história e o sentimento do teresinense que precisava ter uma gestão com compromisso, com a capacidade de reorganizar a cidade, de dar felicidade as pessoas. Então Muito importante a eleição do Silvio Mendes”, afirmou Joel. Ele destacou a importância dessa vitória para o partido Progressistas, vendo-a como um reflexo da confiança da população em Mendes e sua equipe.

Eleição em Floriano

Sobre Floriano, Joel Rodrigues elogiou o trabalho de seu sucessor, o prefeito Antonio Reis, destacando que Reis deu continuidade ao projeto de desenvolvimento da cidade. "Quando precisei me afastar, em 2022, Antonio assumiu e demonstrou ser um excelente gestor, o que foi reconhecido pelos florianenses em sua recondução ao cargo,” destacou. Joel ainda ressaltou que Floriano está em boas mãos, e acredita que a cidade caminha para uma das melhores gestões que já teve, com o apoio político e as condições de trabalho disponíveis.
Expectativa para a Gestão em Teresina
Com relação à nova gestão de Teresina, Joel expressou otimismo e confiança no trabalho que Silvio Mendes e sua equipe podem desenvolver. “O Silvio é um gestor de muitos anos, hora saúde, prefeito por duas vezes, uma equipe também muito competente que está sendo escolhida com muita cautela e nós estamos otimista sim com o grande trabalho que será desenvolvido em Teresina”, observou. Segundo Joel, o grupo de oposição deposita grandes esperanças na nova gestão, acreditando que ela trará benefícios importantes para a cidade.

Expectativas para 2026

Ao ser questionado sobre os planos futuros para o partido Progressistas, Joel destacou o fortalecimento do grupo de oposição no estado, citando conquistas em importantes cidades, como Teresina, Parnaíba, Campo Maior, União e Floriano. “É cedo, é muito cedo, porque muita água tem pra passar debaixo da ponte, mas naturalmente que a partir de agora os partidos políticos, e principalmente de oposição, começam a se organizar”. afirmou. Ele mencionou o líder nacional do partido, senador Ciro Nogueira, que já se prepara para sua reeleição, e a deputada Gracinha, de Parnaíba, que manifestou interesse em uma possível candidatura ao governo do estado.
Joel ressaltou o compromisso do Progressistas com o desenvolvimento, educação de qualidade e uma saúde mais acessível e humanizada. Ele enfatizou que muitos piauienses ainda enfrentam dificuldades para receber atendimento médico adequado e criticou a situação atual: “Na mídia é tudo muito bom e a gente vive ai o sofrimento que é uma regulação que não regula, quantas pessoas morrem numa fila esperando uma oportunidade de atendimento. Essa realidade precisa mudar no Estado do Piauí”, desabafou o líder progressista.
Para Joel Rodrigues, o trabalho do Progressistas é continuar essa articulação política com o objetivo de alcançar mais vitórias nas eleições e fortalecer o partido no cenário estadual. Ele deixou claro que a missão agora é trabalhar pelo projeto de 2026 e conquistar o apoio da população, para que o partido possa implementar mudanças significativas em prol dos piauienses. “Nossa missão agora, frente ao Progressistas é essa articulação política, trabalhar nesse sentido para que esse projeto de 26 tenha êxito, assim como teve agora em 24 quando, das 10 maiores cidades 7 ficaram com a oposição no Estado do Piauí”, concluiu.

Da redação Francilmar Vieira / Entrevista Temístocles Filho