Foto: reprodução TV Senado
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) usou a tribuna do Senado nesta segunda-feira (17) para defender o vereador piauiense Petrus Evelyn, também do Partido Novo. Girão mencionou o processo que Evelyn enfrenta e atribuiu as acusações às denúncias que o vereador tem feito sobre irregularidades no estado através do portal de notícias “O Piauiense”.
Foto: assessoria parlamentar
Está marcado para esta quarta-feira (19) o julgamento de recursos no Tribunal de Justiça. Evelyn foi condenado em primeira instância a 1 ano de prisão e à perda dos direitos políticos. Para Girão, a intenção é retirá-lo da vida pública. “O objetivo é tirar ele da política também, claro, óbvio, porque ele está crescendo. Ele se notabilizou pela página ‘O Piauiense’, foi eleito vereador e estão ameaçando ele com perda dos direitos políticos e de prisão”, lamentou.
O senador também comparou o caso ao do ex-deputado federal Deltan Dallagnol, que teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “A gente já viu aqui no Congresso Nacional a cassação na velocidade da luz, estapafúrdia, ridícula, absurda do Deltan Dallagnol. Um servidor público que cumpriu o seu dever e esperaram ele chegar aqui pra cassá-lo em seis segundos de julgamento no TSE. Isso vai colocando debaixo do tapete o resto de democracia que a gente tem”, criticou.
Girão encerrou sua fala com um apelo à população do Piauí. “Que o Evelyn, que o povo do Piauí que é irmão do cearense, libertário, povo de bem, não se renda a esse tipo de situação que quer cassar o mandato legítimo de um vereador que a população confiou para defendê-la”, finalizou.
A produção do JC24horas procurou o vereador Petrus para falar sobre o assunto, mas ele disse que prefere se pronunciar após o julgamento.
Da redação