• Dario PAX
  • Posto Aliança
  • Garoto
  • Paraiba
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Garoto

O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira para encarar o Atlético-PR pela Copa Libertadores. Em jogo não só os três pontos, mas a segunda posição do grupo e a chance de fechar o primeiro turno na zona de classificação para a fase de mata-mata.

cb7caf787806e51fabf5d0ccac2dbdf6Flamengo precisa vencer Atlético-PR; veja aproveitamento na Libertadores.(Imagem:Divulgação)

O clube carioca tem uma vitória e uma derrota no torneio e está em terceiro lugar do grupo 4, justamente atrás dos paranaenses, que venceram uma e empataram outra.

Jogando em casa, o Flamengo tem não só a necessidade, mas a obrigação de vencer. Por tudo isso, a promessa é de um Maracanã lotado; pelo retrospecto, a missão não será fácil.

Contra times brasileiros, a equipe da Gávea tem nove vitórias e quatro empates nas 20 partidas que fez na Libertadores, um aproveitamento de 56,6%.

O último confronto, contra o Corinthians, aconteceu em 2010 e com vitória dos paulistas por 2 a 1, no Pacaembu - a vitória flamenguista por 1 a 0 no jogo de ida não foi suficiente para o time paulista garantir a classificação para as quartas de final.

Contra times de fora do Brasil, o aproveitamento é um pouco melhor, 60,6% - 43 vitórias e 24 derrotas em 83 partidas. O Atlético-PR, que veio da fase preliminar do torneio, já fez três partidas longe de seu estádio e tem duas vitórias e uma derrota.

Por outro lado, jogando diante de sua torcida, o Flamengo jogou 9 vezes na Libertadores contra brasileiros: venceu cinco, marcou 17 vezes e perdeu apenas uma, em 1983, para o Grêmio por 3 a 1.

Outro duelo de flamenguistas contra times compatriotas que merece ser lembrado aconteceu no ano em que Zico levaria seu time ao título da América e do Mundo: 1981.

Naquela ocasião, a equipe carioca e o Atlético-MG estavam no mesmo grupo e jogaram duas vezes, ambas com o mesmo resultado, 2 a 2. Para piorar, terminaram empatados em primeiro lugar.

Foi realizado então um jogo de desempate, em campo neutro, que não durou nem o primeiro tempo. Aos 37 minutos, após inúmeras confusões no decorrer da partida, o juiz José Roberto Wright expulsou o quinto jogador da equipe mineira, Osmar, e os atleticanos foram declarados perdedores por W.O.

O episódio é até hoje lembrado como um dos mais polêmicos da história do torneio.

Confira números do Flamengo na Libertadores:

Contra times brasileiros
20 jogos
9 vitórias
7 empates
4 derrotas
30 gols marcados
22 gols sofridos
56,6% de aproveitamento

Contra times de fora do Brasil
83 jogos
46 vitórias
13 empates
24 derrotas
165 gols marcados
103 gols sofridos
60,6%


Fonte: ESPN