• Paraiba
  • Dario PAX
  • Oticas Floriano
  • Garoto
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Garoto
  • Paraiba
  • Posto Aliança
  • Oticas Floriano

Professores, urbanitários e motoristas de ônibus são algumas das categorias que vão aderir a paralisação de 24h nesta sexta-feira (29). Mais de 20 entidades sindicais vão parar contra as reformas trabalhista e da previdência do governo Michel Temer.

3745921a81a325a7a24cb213859ce459

Os motoristas e cobradores de ônibus no transporte público coletivo de Teresina anunciaram que vão paralisar os trabalhos nesta sexta.

Procurada pelo Cidadeverde.com a Strans comunicou que fará o monitoramento das empresas que paralisarem e irá emitir notificação e multa para as empresas que não cumprirem a ordem de serviço, que é de manter a frota de ônibus circulando.

No Piauí o movimento é comandado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) que organiza um ato com concentração na Praça Rio Branco. Segundo Paulo Bezerra, presidente da CUT/PI por volta das 10h a manifestação sai em passeata pelas ruas da capital. O presidente acrescenta que a mobilização das categorias é satisfatória, mas haverá uma adesão menor ao movimento na rua.

"A mobilização está tão grande quanto a primeira greve geral. Agora tem algumas coisas que tem retraído a participação do povo, as festividades juninas, pessoas que estão entrando de férias e isso tem trazido um resultado negativo quanto a participação nas ruas, mas a adesão a greve vai ser tão grande quanto a anterior", pontuou Paulo.

Funcionamento

O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDILOJAS/PI) informa que as lojas do Centro de Teresina funcionarão normalmente nessa sexta-feira, dia 30, quando deve ocorrer movimento de paralisação de algumas categorias.

Veja outras categorias que anunciaram adesão à paralisação:

Servidores municipais

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindiserm) confirmou ao Cidadeverde.com adesão à Greve Geral desta sexta-feira (30). A previsão é de que todas as categorias de trabalhadores ligadas ao município de Teresina paralisem, mantendo apenas 30% de serviço, conforme previsto em lei.

Irão cruzar os braços trabalhadores em educação, saúde, agentes de trânsito, do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu), dentre outros. A categoria irá se concentra a partir das 8h no Teatro de Arena, na Praça da Bandeira, Centro de Teresina. Além de discutir os textos das reformas trabalhista e previdenciárias, os manifestantes irão debater pautas locais como reajuste salarial e mudança de nível dos servidores.

Professores estaduais

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí (Sinte) também vai aderir à Greve Geral. Os professores da rede estadual de ensino se concentram às 8h na Praça Rio Branco, Centro de Teresina.

A mobilização do Sinte está ocorrendo nos 27 Núcleos Regionais do sindicato. Segundo a entidade, a adesão dos trabalhadores é considerada positiva.

A categoria reivindica o fim das reformas trabalhista e previdenciária, lei da terceirização e privatização da educação básica.

Bancários

A categoria bancária também promete se mobilizar na Greve Geral desta sexta-feira. A previsão é de que todas as agências localizadas no interior e na capital sejam afetadas por conta da mobilização.

A concentração dos bancários será na Praça Rio Branco, a partir das 8h. A mobilização da categoria visa “derrubar” as reformas trabalhista e previdenciária. “Os trabalhadores não aceitam a retirada de direitos conquistados ao longo de décadas de luta”, ressalta o Sindicato dos Bancários do Piauí.

Correios

No seu site oficial o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí (Sintectpi) avisa que a categoria vai paralisar os serviços nesta sexta-feira.

A concentração dos trabalhadores será a partir das 8h, na Praça Rio Branco. A mobilização tem como intuito reforçar a luta contra as medidas do governo Temer. Além das pautas nacionais, a categoria também se mobiliza contra a decisão judicial que determina que os Correios equipem todas as agências do Piauí com segurança.

De acordo com o Sindicato, o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos já afirmou que prefere fechar os 114 bancos postais das agências a cumprir a decisão judicial.

Urbanitários do Piauí (Chesf, Cepisa, Emgerpi/Cohab e Agespisa)

O Sindicato dos Urbanitários do Piauí também se mobiliza para a greve e estarão concentrados em frente às respectivas empresas. Em seguida a categoria se reúne as 9h na Praça Rio Branco para apoiar a mobilização geral que se concentra no local.

IFPI

Os docentes da IFPI aprovaram por unanimidade, na assembleia do dia 08/06/2017, a adesão da categoria à greve geral convocada pelas centrais sindicais para o dia 30 de junho de 2017. A greve geral reunirá novamente trabalhadores contra as reformas do Governo.

Os trabalhadores se concentração no IFPI, com o tema Arraia da Greve Geral e promovem café da manhã para estudantes e docentes.

UFPI

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí – ADUFPI junto ao Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí - SINTUFPI e o DCE da UFPI irão aderir à Greve Geral do dia 30 de junho. O movimento será realizado em luta contra as reformas que governo Temer quer implantar.

Em Teresina os docentes, técnicos efetivos, terceirizados, discentes da Universidade Federal do Piauí e funcionários da EBSERH irão paralisar as atividades na instituição. A diretoria da ADUFPI informa que a UFPI será completamente fechada. Com exceção do Hospital Universitário serão bloqueadas todas as vias de acesso para quaisquer atividades dentro dos campi da universidade em Teresina.

A mobilização inicial acontecerá no pórtico da UFPI a partir das 6h da manhã. Haverá café da manhã no local, fala dos representantes das entidades, análise de conjuntura e entrega de panfletos. Na parte da tarde a mobilização continuará no pórtico e ao final será realizada uma assembleia geral para discutir os resultados do ato.

UESPI

Os professores da Uespi que integram a Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí também aderiram a paralisação e marcaram a concentração do ato da categoria para a Praça Rio Branco as 8h.

 

Fonte:cidadeverde.com