Buscando demonstrar a importância do ensino inclusivo para surdos o Jc24horas fez uma entrevista com o aluno Maciel, que é surdo. Para isso precisamos recorrer a uma intérprete de sinais de libra. Confira a entrevista:image 34JC - Maciel, pra você qual a importância desse curso que você está fazendo?
MACIEL - É importante, principalmente aqui na praça o que a professora ensina lá na UFPI. Pois a gente pode ver e sentir, essa prática. As pessoas também veem aqui na praça e acabam se interessando com relação à libras.
JC - Gostaria que você falasse dos avanços e conquistas ao longo dos anos.
MACIEL - Realmente para a comunidade de surdos é muito difícil. Existem várias barreiras mas a gente conseguiu avançar muito. O desenvolvimento ainda é pequeno mas a gente busca conseguir mais, ter sucesso com o foco no aprendizado.
JC - Além de estar aprendendo, como você pretende somar com estas pessoas?
MACIEL - No futuro eu quero ser professor de crianças. Estarei formado daqui a quatro anos.
JC - Quais as principais dificuldades que ele enfrentou, considerando que a realidade da infância dele é diferente da que ele está proporcionando?
MACIEL - Sim, desde criança eu tive essas barreiras, principalmente dentro da família. Não tive incentivos na escola, lá eu era o único surdo. As pessoas não sabiam libras. Eu fui crescendo e só fui aprender com 15 anos de idade.

 

Da redação: Abdias Castro