A cena musical de Teresina vive um momento especial com o projeto The Música Instrumental, que tem conquistado o público ao destacar talentos locais em apresentações envolventes. O evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, reuniu músicos de sopro de diferentes níveis, desde jovens estudantes até profissionais consagrados, proporcionando três dias de shows no Palácio da Música.
No primeiro dia, o destaque foi o grupo Friends, formado por alunos de uma banda infantojuvenil de Teresina. A apresentação encantou o público com o talento promissor dos jovens músicos. No segundo dia, foi a vez do grupo Duda Brass, também composto por estudantes de uma banda infantojuvenil da capital, que mostrou que o futuro da música instrumental na cidade está em boas mãos.
Hoje, dia 4, o evento se encerra com a apresentação do sexteto da renomada banda 16 de Agosto. Composta por músicos profissionais de altíssimo nível, a banda é uma referência tanto em Teresina quanto no Piauí, prometendo um espetáculo à altura das expectativas.
Irisneide Araújo, integrante da Banda 16 de Agosto, numa gentil colaboração com o JC24horas, entrevistou o coordenador de bandas da Fundação Municipal de Cultura de Teresina, Micael Fideles, que enfatizou o objetivo do projeto: “A intenção desse projeto é a gente difundir essa cultura de música instrumental.” Ele também destacou a importância de iniciativas como esta, que abrem espaço para um gênero musical muitas vezes pouco valorizado: “Estamos muito felizes com a execução desse trabalho, porque os espaços para esse tipo de atividade são bem escassos. No Palácio da Música, temos portas abertas e conseguimos recursos através da orquestra de violões para realizar essa atividade. Teresina está entendendo como é legal ter um evento assim, e esperamos continuar com o The Música Instrumental nos próximos anos.”
O projeto além de fortalecer a cena cultural local, também inspira novos músicos, consolidando Teresina como um polo de música instrumental de qualidade.
Da redação