A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (25/06), o Dia D da Operação Virtude, uma ação nacional voltada à fiscalização e apuração de denúncias de crimes praticados contra pessoas idosas.
Durante a operação, equipes da Polícia Civil realizaram diligências para verificar denúncias de violações de direitos da população idosa em diversas localidades do estado. Entre os crimes mais recorrentes identificados estão os maus-tratos, a retenção indevida de cartões de benefícios previdenciários e outras formas de exploração financeira e violência contra idosos.
“A Operação Virtude ocorre simultaneamente em todo o território nacional e seguirá até o dia 30 de junho. A iniciativa integra as ações do mês dedicado à conscientização e ao fortalecimento da proteção da pessoa idosa, período em que órgãos de segurança pública e instituições parceiras intensificam campanhas educativas e atividades de fiscalização”, pontuou a delegada Bruna Verena, diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da sociedade na denúncia de casos de violência, negligência, abandono, exploração financeira e demais crimes que afetem a integridade física, psicológica e patrimonial das pessoas idosas.
Fonte: Ascom SSPPI
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, realizou uma operação que resultou na apreensão de dois adolescentes e na prisão de três indivíduos envolvidos no sequestro relâmpago de um motorista de aplicativo, ocorrido na madrugada da última segunda-feira (22), em Teresina.
De acordo com as investigações, três homens solicitaram uma corrida no bairro Buenos Aires, na zona Norte da capital. Logo após embarcarem no veículo, os suspeitos anunciaram o assalto utilizando uma arma branca e determinaram que o motorista se deslocasse para o banco traseiro do automóvel.
Enquanto um dos criminosos assumiu a direção do veículo, os demais passaram a agredir fisicamente a vítima e a exigir a senha dos aplicativos bancários. Sob ameaça, o motorista realizou a transferência de R$ 790. O valor foi enviado para a conta de um adolescente de 14 anos, conforme comprovantes apresentados pela própria vítima.
A partir do registro da ocorrência, as equipes de segurança iniciaram diligências para identificar e localizar os responsáveis pelo crime. A vítima realizou o reconhecimento fotográfico de um dos envolvidos, que foi localizado e preso na tarde da última terça-feira (23). Durante depoimento, o indivíduo confessou participação no crime e revelou a identidade dos demais integrantes do grupo.
As investigações apontaram ainda que embora a conta utilizada estivesse em nome de um adolescente de 14 anos, era um adolescente de 17 anos que movimentava os recursos recebidos. Segundo os envolvidos, o dinheiro obtido com a ação criminosa seria dividido entre os executores do sequestro relâmpago.
Durante a operação, os policiais localizaram uma arma de fogo que circulava entre os integrantes do grupo. Segundo as investigações, a guarda e o empréstimo do armamento eram de responsabilidade de um suspeito de 20 anos e do adolescente de 14 anos. O local onde a arma estava escondida foi indicado pelo próprio adolescente.
O coordenador da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), delegado Roni Silveira, destacou a rápida resposta das forças de segurança. “As equipes empregaram todos os esforços para identificar e localizar todos os envolvidos. Conseguimos esclarecer o crime e responsabilizar cada participante dessa ação criminosa”, pontuou.
A vítima foi encaminhada a uma unidade hospitalar, onde passou por um procedimento cirúrgico em decorrência das agressões sofridas durante a ação criminosa.
A operação foi coordenada pela Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
Fonte: Ascom
A equipe do portal jc24horas esteve na manhã desta quarta-feira, 24 de junho, no gabinete do comandante do 3° Batalhão da Polícia Militar, onde conversou com o Ten Cel Gilson Leite sobre os casos policiais das últimas 24 horas.
Ele contou que houve um arrombamento em uma casa na Rua Fernando Marques, o descumprimento de uma medida protetiva e um assalto a uma lanchonete em um posto de combustível desativado no bairro Cancela. Aproveitou para comentar sobre vários crimes de arrombamento atribuídos a um homem conhecido como Elvim, que já foi preso várias vezes, mas no momento não há nenhum mandado de prisão contra ele, e a prisão só pode acontecer se ele for pego em flagrante.
Da redação
Na tarde desta terça-feira, uma ação integrada entre as equipes da Delegacia da PRF em Floriano (DEL03) e da Delegacia da PRF em Picos (DEL04) resultou em uma expressiva apreensão de drogas no município de Oeiras/PI.
Durante fiscalização, os policiais abordaram um caminhão tracionando 02 semirreboques que despertou suspeitas. No decorrer da abordagem, a equipe observou que o condutor apresentava sinais de nervosismo e fornecia informações contraditórias sobre a viagem e a carga transportada.
Diante dos indícios, foi realizada uma fiscalização mais aprofundada, que culminou na localização de uma grande quantidade de entorpecentes. A apreensão preliminar aponta para aprox. 400 kg de pasta base de cocaína, quantidade aproximada que ainda está sendo submetida aos procedimentos de conferência e pesagem oficial pelas equipes responsáveis.
👏 O resultado evidencia a importância da integração entre unidades da PRF e da atuação coordenada entre equipes, fatores essenciais para o enfrentamento qualificado ao crime organizado.
✅ A apreensão representa um significativo prejuízo às organizações criminosas e reforça o compromisso da Polícia Rodoviária Federal com a segurança pública, contribuindo diretamente para a proteção da sociedade ao retirar de circulação uma grande quantidade de entorpecentes.
🤝 A atuação conjunta entre as delegacias demonstra como a cooperação institucional, a troca de informações e o trabalho integrado potencializam os resultados operacionais e fortalecem o combate ao tráfico de drogas nas rodovias federais.
Fonte: Ascom PRF
O Capitão Lucas Xavier, comandante da unidade do Corpo de Bombeiros na cidade de Floriano, concedeu uma entrevista ao Portal jc24horas informando que foi encontrado o corpo do homem que desapareceu nas águas do rio no povoado de Artur Passos, município de Jerumenha no Piauí. O oficial disse que foi informado do achado do corpo através do subtenente Gilmar, responsável pela operação de resgate. Segundo o suboficial, o corpo foi encontrado na superfície das águas, o que facilitou o resgate.
Na oportunidade, conversamos com o Capitão sobre a chegada do mês de julho, que representa o período de férias escolares e, com isso, um aumento considerável de atividades recreativas em áreas ribeirinhas, aumentando o risco de afogamento de banhistas, principalmente os que exageram no consumo de bebidas alcoólicas. O Capitão fez algumas recomendações para evitar que aconteçam problemas dessa natureza. Confira a matéria.
Da redação
Página 1 de 356