• Oticas Floriano
  • Posto Aliança
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Garoto
  • Garoto
  • Oticas Floriano
  • Dario PAX
  • Paraiba
  • Posto Aliança

paraFoto: divulgação SSP-PI

Por Breno Moreno

Três pessoas, incluindo um casal de empresários, foram presas nesta quinta-feira (14) na cidade de Castanhal, no Pará, suspeitos de serem receptadores de celulares furtados durante grandes eventos realizados no Piauí. A ação corresponde a 14º fase da Operação Interditados, coordenada pela Polícia Civil do Piauí (PC-PI) com apoio da Polícia Civil do Pará (PC-PA). 

Além da prisão, os empresários tiveram uma loja fechada pela Receita Federal. Todos os produtos do estabelecimento, avaliados em R$ 1 milhão, foram apreendidos e passarão por verificação para identificar possíveis materiais roubados. Os policiais identificaram que a loja emitia notas fiscais falsas para enganar os comprados e apreenderam uma arma sem registro. 

A operação foi iniciada na última terça-feira (12) no Pará, com a intimação eletrônica em massa, por meio dos próprios aparelhos roubados, para as pessoas que estavam de posse de celulares com restrição, na Região Metropolitana de Belém. 12 pessoas compareceram na Delegacia da Cremação e foram ouvidas. A polícia verificou que muitos compradores haviam recebido notas fiscais falsas. 

Na segunda etapa da operação, nesta quarta-feira (13), a polícia prendeu um casal no bairro do Benguí, suspeitos de comandar os crimes de furto no Piauí. De acordo com as apurações, o casal comprava ingressos em áreas VIPs para shows e grandes eventos, onde furtavam diversos celulares e levavam ao Pará. No estado do Pará eram revendidos de forma direta ou para lojas do ramo de eletrônicos. Com eles foram encontrados três celulares roubados do Piauí. 

“Nossa atuação conjunta possibilita uma abordagem mais eficaz na investigação e desmantelamento de redes criminosas que atuam em todas as regiões do país. Além disso, demonstra o uso de estratégias inovadoras, como a utilização de intimação eletrônica através dos próprios aparelhos roubados, para alcançar resultados significativos na repressão ao crime”, afirmou o delegado-geral da polícia civil do Pará, Walter Resende. 

1708ad0255c6d87873d46987be85cb0cFoto: divulgação SSP-PI

Durante os três dias de operação foram recuperados 15 celulares roubados do Piauí, sete pessoas foram presas, sendo que duas delas já estavam em presídios no Ceará, e nove cumprimentos de mandados de busca e apreensões foram realizados. Além disso, foram apreendidos um veículo, um MacBook e uma pistola sem registro.

Agora as investigações continuam para apurar outros envolvidos na ação criminosa. “Essa operação foi muito positiva, porque recuperamos vários celulares subtraídos no Piauí, além da prisão das pessoas que cometiam esses crimes. Isso deve trazer reflexo aqui e no Pará com a diminuição de roubos e furtos de aparelhos para revenda. As investigações continuam, nós vamos trocar informações com a Polícia Civil do Pará, para identificar outras lojas aqui no estado qu,e possivelmente, estejam revendendo celulares roubados do Piauí”, ressaltou o superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança do Piauí, Matheus Zanatta.

A ação policial contou com o apoio da Depatri-PHB, NUINT-PHB e Polícia Militar e Civil do Ceará, no estado do Ceará. Além da participação da Diretoria de Inteligência do Piauí.