O quadro cena que não se repete mais recorda uma visita que a saudosa dona Maria do Carmo fez aos estúdios da Rádio Alvorada no horário do programa da radialista Nazaré Silva. Dona Maria do Carmo era mãe do repórter Temístocles Filho que já fez parte dos quadros daquela emissora e durante um passeio de sua genitora nesta Princesa do Sul, ela foi apresentada a várias pessoas que fazem parte do círculo de amizade do comunicador.
Uma dessas pessoas é a Raínha do rádio Nazaré Silva, um expoente da comunicação de nossa região. Vamos recordar esta visita que aconteceu em janeiro de 2010.
Da redação
A Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta quinta-feira (25/06), o Dia D da Operação Virtude, uma ação nacional voltada à fiscalização e apuração de denúncias de crimes praticados contra pessoas idosas.
Durante a operação, equipes da Polícia Civil realizaram diligências para verificar denúncias de violações de direitos da população idosa em diversas localidades do estado. Entre os crimes mais recorrentes identificados estão os maus-tratos, a retenção indevida de cartões de benefícios previdenciários e outras formas de exploração financeira e violência contra idosos.
“A Operação Virtude ocorre simultaneamente em todo o território nacional e seguirá até o dia 30 de junho. A iniciativa integra as ações do mês dedicado à conscientização e ao fortalecimento da proteção da pessoa idosa, período em que órgãos de segurança pública e instituições parceiras intensificam campanhas educativas e atividades de fiscalização”, pontuou a delegada Bruna Verena, diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da sociedade na denúncia de casos de violência, negligência, abandono, exploração financeira e demais crimes que afetem a integridade física, psicológica e patrimonial das pessoas idosas.
Fonte: Ascom SSPPI
A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil e da Polícia Militar, realizou uma operação que resultou na apreensão de dois adolescentes e na prisão de três indivíduos envolvidos no sequestro relâmpago de um motorista de aplicativo, ocorrido na madrugada da última segunda-feira (22), em Teresina.
De acordo com as investigações, três homens solicitaram uma corrida no bairro Buenos Aires, na zona Norte da capital. Logo após embarcarem no veículo, os suspeitos anunciaram o assalto utilizando uma arma branca e determinaram que o motorista se deslocasse para o banco traseiro do automóvel.
Enquanto um dos criminosos assumiu a direção do veículo, os demais passaram a agredir fisicamente a vítima e a exigir a senha dos aplicativos bancários. Sob ameaça, o motorista realizou a transferência de R$ 790. O valor foi enviado para a conta de um adolescente de 14 anos, conforme comprovantes apresentados pela própria vítima.
A partir do registro da ocorrência, as equipes de segurança iniciaram diligências para identificar e localizar os responsáveis pelo crime. A vítima realizou o reconhecimento fotográfico de um dos envolvidos, que foi localizado e preso na tarde da última terça-feira (23). Durante depoimento, o indivíduo confessou participação no crime e revelou a identidade dos demais integrantes do grupo.
As investigações apontaram ainda que embora a conta utilizada estivesse em nome de um adolescente de 14 anos, era um adolescente de 17 anos que movimentava os recursos recebidos. Segundo os envolvidos, o dinheiro obtido com a ação criminosa seria dividido entre os executores do sequestro relâmpago.
Durante a operação, os policiais localizaram uma arma de fogo que circulava entre os integrantes do grupo. Segundo as investigações, a guarda e o empréstimo do armamento eram de responsabilidade de um suspeito de 20 anos e do adolescente de 14 anos. O local onde a arma estava escondida foi indicado pelo próprio adolescente.
O coordenador da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), delegado Roni Silveira, destacou a rápida resposta das forças de segurança. “As equipes empregaram todos os esforços para identificar e localizar todos os envolvidos. Conseguimos esclarecer o crime e responsabilizar cada participante dessa ação criminosa”, pontuou.
A vítima foi encaminhada a uma unidade hospitalar, onde passou por um procedimento cirúrgico em decorrência das agressões sofridas durante a ação criminosa.
A operação foi coordenada pela Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).
Fonte: Ascom
A Orquestra Sinfônica de Teresina realiza, no próximo domingo, 28 de junho, às 11h, no Sesc Cajuína, mais uma edição do projeto Concertos Cajuína, desta vez com a temática Especial de São João. O concerto será regido pelo maestro Hilson Costa e contará com as participações dos solistas Laércio Eduardo (clarinete) e Francisco Daniel (contrabaixo).
Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro do Sesc Cajuína, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Os ingressos são limitados.
De acordo com o coordenador da Orquestra Sinfônica de Teresina, Gustavo Cipriano, o projeto tem um papel importante na democratização da música de concerto.
"O Concertos Cajuína é uma oportunidade de aproximar cada vez mais a população da música sinfônica. Nesta edição especial de São João, unimos a tradição nordestina à riqueza da música orquestral, proporcionando um momento cultural para toda a família. Convidamos o público a prestigiar esse grande espetáculo e garantir seu ingresso antecipadamente."
A Orquestra Sinfônica de Teresina convida toda a população para participar desse momento especial, que apresenta a cultura junina por meio da música e valorizando os talentos da casa em mais uma edição do Concertos Cajuína – Especial de São João.
Gustavo Cipriano
Assessoria de Comunicação da Orquestra Sinfônica de Teresina.
Página 2 de 948